Principais Características

A pelagem da raça Hereford caracteriza-se por ser vermelha de cara branca, vermelha de cara salpicada, a pelagem “pampa” característica foi se impondo, sendo hoje considerada como “marca de pureza” da raça.

A pelagem vermelha, com cara, ventre e extremidades da cauda e partes inferiores das patas totalmente branca, é chamada de “Pampa”.

A cara branca é dominante nos cruzamentos permanecendo nos mestiços por várias gerações.

Os criadores estão cada vez mais a procura de animais com pelagem vermelha ao redor dos olhos, que constitui defesa contra a exposição a forte luz solar, pois acredita-se que isso reduza a formação de vesículas e de câncer nos olhos.

O animal da raça Hereford é bem constituído, harmonioso e equilibrado, vigoroso e de bom tamanho, devendo-se evitar ambos os extremos: o pequeno e o excessivamente grande.

Performance, praticidade e lucratividade combinadas tornam o gado de corte Hereford a raça mais abundante em diversas regiões do mundo, sendo amplamente reconhecida como a raça básica. Fertilidade, rusticidade, eficiência alimentar, longevidade e adaptabilidade são as características de corte básicas, que asseguram que o gado de cara branca continuará a desempenhar um papel de destaque na indústria de carne bovina.

Os touros devem apresentar características masculinas destacadas e esqueleto vigoroso, proporcional a massa corporal.

As vacas devem apresentar caracteres de marcada feminilidade, boa capacidade abdominal, assim como condições leiteiras satisfatórias, com uberes bem colocados, porem dá leite apenas para o terneiro.

Os animais devem ser de andar desenvolto, com passadas equilibradas, de modo que se destaquem a condição vigorosa da raça e sua harmonia geral.

Produção de Carne de Qualidade

Gado famoso por seu tamanho, resistência e aptidão para a produção de carne, devido a sua conformação e capacidade de engorda, é considerada razoavelmente rústica e prolífica.

A produção de carne é a sua aptidão principal. O gado é resistente ao extremo em condições adversas, tanto ou mais que qualquer outra raça européia. São animais bastantes eficientes em regime de pasto, apresentando neste contexto terminação adequada ao produzir carcaças de carne bem marmoreada, como o mercado exige. Engordam bem em boas pastagens.

Tem vida útil de aproximadamente 12 a 15 anos.


Fonte: Associação Brasileira de Hereford e Braford